Menu fechado

Notícias

Conselho Empresarial de Jovens da ACRJ realizará o Feirão do Imposto

A informação foi dada pelo presidente do Conselho, Pedro Rafael, durante a reunião do dia 26 de maio. O Feirão do Imposto, evento que divulga o valor dos impostos pagos nos produtos da cesta básica, será realizado em junho em data a ser divulgada. Segundo ele, a ação vai acontecer simultaneamente em cerca de cinco locais de grande movimento de pessoas, como a Central do Brasil e Estações do Metrô, durante um dia. Os produtos que ficarão expostos serão arrecadados pelos próprios conselheiros e ao final do evento, serão doados a uma instituição.

“É uma ação propositiva da Associação Comercial, liderada pelo nosso Conselho, que acontece todos os anos em vários locais pelo Brasil mostrando à população o valor dos impostos que pagamos pelos produtos consumidos”, explicou. Este movimento começou em 2002 e dissemina informação tributária de forma simplificada à população. Desde 2012, está em vigor a Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual do imposto pago. Atualmente, a campanha é capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje).

Durante a reunião também foi feito um balanço do seminário Turismo e Entretenimento, que reuniu 170 pessoas no início de maio na sede da ACRJ. Este foi o primeiro de uma série de eventos que serão promovidos mensalmente pelo Conselho. Os próximos deverão ocorrer em junho, sobre empreendedorismo, e, em agosto, a lei municipal sobre Liberdade Econômica será o tema. Ela trata da simplificação das  regras para abertura de novos negócios de baixo risco na cidade.

Dois novos conselheiros foram apresentados e receberam as boas vindas do presidente Pedro Rafael, dos vices, Diana Oliveira e Israel Contage, e demais integrantes. Com essas adesões o Conselho totaliza 44 membros.