Notícias

Aplicação de game na aprendizagem universitária foi tema da reunião do Conselho de Educação

O integrante do Conselho de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ, Alvaro Pistono, apresentou sua tese de doutorado, desenvolvida na Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, sobre “a influência da adaptabilidade de jogos sérios nos resultados de aprendizagem e na aplicação de conhecimentos e habilidades na formação profissional”. A apresentação do projeto “Serius Games” foi feita durante a reunião online do Conselho Empresarial de Educação da Associação Comercial, realizado dia 3 de maio.

“O objetivo é criar uma estrutura (framework) de decisão para a adaptação dos jogos sérios, visando a melhora da experiência do jogador, os resultados de aprendizagem, a transferência de conhecimentos para o trabalho e aplicação das habilidades praticadas no jogo em cenários reais durante as atividades profissionais”, destacou Alvaro Pistono.

Ao longo do encontro virtual, o presidente do Conselho de Educação, Paulo Milet, atualizou as notícias sobre o edital do projeto Programadores Cariocas da Prefeitura do Rio. Segundo ele, para esse ano o curso para capacitação de programadores será presencial e terá orçamento de R$22 milhões. “Serão formados ao todo cinco mil programadores, principalmente nas comunidades, com curso de 400 horas e duração de seis meses. Esse ano serão 1.200 programadores capacitados, que vão receber um microcomputador e ajuda de custo”, adiantou Milet.

Marília Brito, que foi apresentada como nova integrante do Conselho, relembrou o projeto Inovar para Crescer, realizado há alguns anos pelos conselheiros de Inovação e Educação da ACRJ. O foco era a inovação e o empreendedorismo nas escolas e os trabalhos gerados ficavam expostos no hall do prédio da Associação Comercial. “Alguns projetos foram aproveitados, inclusive no exterior”, ressaltou.

Para ela, a descontinuidade do projeto deixou uma lacuna grande. Os conselheiros não descartaram a possibilidade de reintrodução do Inovar para Crescer.

Paulo Milet e a vice-presidente do Conselho de Educação, Sylvia Meireles, ressaltaram que está programada reunião com diretores da ACRJ sobre a Academia Mauá para detalhamento do assunto.