Menu fechado

Notícias

Conselho de Políticas Econômicas analisa cenário global em ano de eleição

O ano eleitoral no Brasil e no mundo e seu impacto na economia foi tema de debate na reunião online, dia 12 de abril, do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ. Para o presidente do Conselho, embaixador Marcílio Marques Moreira, o momento é difícil e que precisa ser encarado.
“O quadro econômico no Brasil e no mundo é incerto. Vamos decidir nosso futuro político, social. Na França acontece o mesmo”, ressaltou. Ele citou o artigo que escreveu para o jornal O Globo, clique aqui , onde avalia com mais detalhes a conjuntura mundial.
Outro ponto abordado na reunião foi a situação na China. Segundo os conselheiros, há vários artigos que tratam com preocupação a definição geopolítica, incluindo o país asiático, que está adotando uma política de Covid zero.
Para eles, com isso, já há efeitos em sua cadeia de valor, como os ciclos de produção e de venda e a distribuição. O Conselho avaliou que essa cadeia de valor já teve implicação com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, inclusive, com a previsão de redução do PIB (Produto Interno Bruto) global em 5%.
Em relação a investimentos no Brasil, o conselheiro Mauro Viegas Filho disse que “vamos viver momento de dificuldades e solavancos”. Viegas lembrou que já houve aumento de insumos ocasionando problemas para gerar novos investimentos. Apesar da limitação, ele acredita que “haverá melhora, sem voos grandes” em vários setores.