Menu fechado

Notícias

Imortal Antonio Secchin faz viagem ao passado e conta a história da moderna língua portuguesa

Antecipando as comemorações pelo Dia Internacional da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona, instituído em 5 de maio de 2009, o Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ recebeu o membro da Academia Brasileira de Letras, o poeta Antonio Carlos Secchin. Ele participou da reunião virtual realizada dia 13 de abril e fez a palestra “Viajando com a língua portuguesa”.

Secchin, que é graduado em Português – Literaturas de língua portuguesa, professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da UFRJ e autor de inúmeros livros, fez um retorno às origens do idioma em uma viagem histórica envolvendo Brasil e Portugal. “Para falar sobre este assunto, precisamos voltar ao passado, especificamente ao século 16, com o lançamento de Os Lusíadas, de Camões, considerado o marco do início da moderna língua portuguesa”, explicou.

Ele estabeleceu uma correlação entre o idioma e a política, explicando a divergência ocorrida na época da independência do Brasil, pois apesar de separado politicamente de Portugal, os dois países continuaram a partilhar o mesmo idioma.

Indagado pelo presidente do Conselho, Douglas Fasolato, sobre a questão da cobrança por parte de alguns grupos pelo uso da linguagem neutra, Secchin disse que respeita quem a utiliza, mas acredita que não deva se tornar uma norma para o outro. “As pessoas, no entanto, podem usá-la da forma que quiserem”, afirmou.

O idioma, falado por cerca de 265 milhões de pessoas ao redor do mundo, tem uma celebração internacional, cuja data foi oficializada em 2009 no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com o propósito de promover o sentido de comunidade e de pluralismo dos que falam o português. Governos e sociedade civil celebram a relevância do dialeto como parte da identidade dos povos lusófonos. O português é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul.

A palestra na íntegra está disponível do Canal ACRJ Divulga no YouTube. Acesse aqui