Menu fechado

Notícias

Integração com jovens, Inovação na Rocinha e Academia Mauá foram temas da reunião do Conselho de Educação

O encontro online do Conselho Empresarial de Educação da ACRJ, realizado dia 5 de abril, abordou assuntos relevantes para a área e para a sociedade em geral. Durante o encontro, por exemplo, a conselheira Ruth Espínola adiantou que será criado um parque científico na Rocinha a partir de projeto de inovação da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), que está em teste na favela para ser replicado em outras comunidades.

“Aplicar a ideia de território inteligente em território de favelas. Queríamos algo icônico”, ressaltou Ruth. Ela explicou que existem duas categorias, sendo a primeira referente a empreendedorismo, com aprovação de 24 projetos, entre eles três incubadoras. O segundo trata de projetos de pesquisa científica, que vai avaliar o desenvolvimento desse território para levar a uma série favelas do Rio de Janeiro.

Júlia Helena, da RioJunior (Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro), informou que a missão é representar e desenvolver o movimento das empresas juniores e, ainda, com formação de líderes “comprometidos e capazes de protagonizar mudanças em nosso estado”. Segundo ela, há um movimento internacional e que tem grande força no Brasil. “Nossa rede é completa e pode trazer empreendedorismo para o Rio de Janeiro”, finalizou.

Na ocasião, o presidente do Conselho, Paulo Milet, anunciou que Sylvia Meireles é a nova vice-presidente do CE de Educação da ACRJ. Ele informou ainda que está em estudos a criação de um portal da Educação da ACRJ, batizado de “Academia Mauá”. O portal tem o “propósito de apoiar uma educação de qualidade no estado, mobilizando recursos humanos e materiais em prol da ampliação da escola e eficácia das ações nesta área”. Além disso, “estimulando a geração de negócios no setor” assim como tem a “missão de reconhecer e divulgar experiências bem-sucedidas da educação no Rio de Janeiro”.

O vice-presidente do Conselho Empresarial de Jovens da ACRJ, Israel Contage, também participou da reunião. Ele apresentou o Conselho de Jovens e comentou sobre sua importância. Ele adiantou que já estão programando para breve o 1º Seminário sobre Desburocratização do Turismo.