Menu fechado

Notícias

Presidente da Invest.Rio informa que o programa Crédito Carioca continua

O presidente da Invest.Rio (agência de promoção e atração de investimentos da prefeitura do Rio de Janeiro), Rodrigo Stallone, participou da reunião online do Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ, dia 29 de março. Durante o evento, ele apresentou uma série de projetos que vão contribuir para o desenvolvimento do município e adiantou que o Crédito Carioca vai continuar.

O programa, criado para ajudar os empresários na pandemia, é de apoio ao micro e pequeno empreendedor por meio de parceiros. O Crédito Carioca, segundo o presidente da Invest.Rio, tem mais de nove mil empresas cadastradas e mais de R$ 4 milhões emprestados.

Entre os projetos, estão: Programadores Cariocas, com a capacitação de  cinco mil até 2024; Distrito Maravalley e ISS Tech, com 2% de ISS para empresas de inovação, tecnologia da informação e economia criativa que se instalarem na região; Grandes Eventos, tendo o Rio como sede de megaeventos como o Rio Innovation Week, Web Summit e Rio Gastronomia; Grupo Crypto, tendo a cidade como capital do ecossistema de crypyoativos; Transformação Digital, com quase 20 mil processos já digitalizados; e o 1º Nômades Digitais da América do Sul, preparado para receber visitantes interessados em montar sua base de trabalho temporariamente na capital carioca.

O presidente do Conselho, Alfredo Lopes, apresentou uma proposta para intensificar a vinda de empresários de outros estados ao Rio, agendando reuniões de negócios na cidade, com o incentivo dos hotéis oferecendo descontos nas tarifas para esse público nas reservas confirmadas de segunda a quarta-feira, sugestão muito bem recebida pelo Stallone.

Ele lembrou a importância de um bom cenário para o desenvolvimento das atividades econômicas. “Se não tiver um ambiente de negócios propício, não tem voo e prejudica ainda mais a situação dos aeroportos e, com isso, não há melhora”, destacando o contexto que envolve o Galeão, importante aeroporto e que está esvaziado. Alfredo Lopes comentou também sobre a violência, inclusive, na Avenida Brasil, que antes as “barricadas dos bandidos” não ficavam expostas na via e agora são visíveis para quem passa pelo local.  

Rodrigo Stallone reforçou que o turismo é muito importante e que é preciso mudar a atual narrativa, principalmente, no âmbito internacional. “Aquelas narrativas estão superestimadas sobre a violência na cidade, por exemplo”, referindo-se ao que é divulgado, dando a entender que os criminosos ficam andando com fuzis por todas as ruas do Rio. Ele ressaltou que o Governo Federal deveria olhar com mais carinho para esse cenário do município, incluindo aqueles lugares que o estado não entra.