Menu fechado

Notícias

Conselho Empresarial de Energia discute alternativas para concessões no Rio

O Conselho Empresarial de Energia realizou, dia 21/02, uma reunião para discutir temas importantes para o setor energético e que devem ser apresentados aos candidatos ao governo do estado do Rio de Janeiro e à presidência da República. Os temas serão desenvolvidos em tópicos e incluídos na Agenda Positiva da ACRJ – tradicional documento elaborado no período eleitoral e entregue aos candidatos.

A presidente do Conselho, Joisa Dutra, informou que a ACRJ está discutindo um formato de interação com os candidatos para entregar a Agenda. Segundo ela, vários pontos devem ser avaliados, como “a necessidade de se buscar um equacionamento para o tema das concessões”. “É fundamental uma posição para o investidor, que não quer mais postergação”, afirmou.

Ainda no tema das concessões, o conselheiro Rafael Schechtman, destacou a importância de se discutir a eletromobilidade (meio de transporte com motores elétricos). Ele deu como exemplo a nova concessão dos BRTs, ressaltando que este seria o momento ideal de substituir o uso do diesel como combustível por eletromobilidade. “O que as concessionárias do Rio de Janeiro estão planejando com relação à questão de eletromobilidade? A gente até está discutindo no município do Rio, com a mudança do paradigma atual do modelo de transporte, mas não sei o que o prefeito ou a Light pensam com relação à eletrificação da frota de ônibus”, pontuou Schechtman.

O conselheiro Bruno Armbrust avaliou a questão do biometano e equipamentos de liquefação em linha como mais uma opção ao uso do sistema elétrico para os BRTs. “Precisamos estudar iniciativas que possam ser interessantes e não ir para o modelo do diesel”, disse.

Outro ponto discutido na reunião online do Conselho foi a questão da Petrobras. Para os conselheiros, uma possível concessão da empresa vai ser um divisor de águas e que há grande dificuldade no cenário atual.