Notícias

Brasil apresenta o terceiro pior crescimento na economia global em lista de 170 países

O Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ se reuniu, dia 10/02 e realizou uma análise da conjuntura econômica brasileira e internacional. No encontro virtual, o vice-presidente do Conselho, Alberto Furuguem, apresentou os números de crescimentos de alguns países e do Brasil, com base no Boletim Focus.
“O Brasil, numa lista de 170 países, segundo o Banco Mundial, apresenta o terceiro pior crescimento. Este é um cenário de maneira geral para a economia mundial e brasileira”, informou Furuguem.
O conselheiro Paulo Camillo Penna fez uma análise do setor de cimento, um dos importantes termômetros para a economia. Ele comentou que o endividamento dos brasileiros é grande. “Estamos tendo o maior endividamento da série histórica da família brasileira, em torno de 59%. O grande desafio da indústria do cimento para este ano será tentar manter as conquistas dos últimos anos”, declarou Penna, que vê o ano de 2022 de uma forma pouco positiva.
O presidente da ACRJ, José Antonio do Nascimento Brito, que também participou da reunião online, fez uma avaliação da conjuntura e destacou uma declaração feita pelo presidente do Bradesco, de que os juros brasileiros estavam em um patamar muito alto. “Tivemos um arrastão de dinheiro nos últimos 50 anos que foi para todos aqueles que estavam vivendo de renda ou do mercado financeiro. Os números são inacreditáveis”, pontuou Josa.
No cenário internacional, o conselheiro Antenor Barros Leal, afirmou que falta no Brasil confiança na economia. “Uma estruturação de longo prazo faria com que o mercado internacional tivesse a sensação de segurança”, declarou ao se referir a possíveis investidores.