Menu fechado

Notícias

Nota de Pesar

A Associação Comercial do Rio de Janeiro, através do seu presidente José Antonio do Nascimento Brito e do presidente do Conselho Superior, Marco Polo Moreira Leite e toda a diretoria, comunica com pesar o falecimento de um dos nossos mais emblemáticos presidentes da Casa de Mauá, amigo e companheiro, Grande Benemérito Dr. Ruy Barreto.

Dono de uma extensa lista de títulos e condecorações, Ruy Barreto presidiu a ACRJ, entre 1978 e 1985, mas sua dedicação vem de décadas antes, desde 1952, quando ocupou a diretoria da ACRJ. Em sua gestão, se destacou por organizar a Casa de Mauá, o que viabilizou o sucesso das gestões seguintes.

Também foi presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropastoris do Estado do Rio de Janeiro (Faciarj), da Federação das Câmaras de Comércio Exterior e da Fundação de Comércio Exterior. Foi ainda fundador e membro do Conselho Empresarial Brasil-Portugal e do Conselho Empresarial Brasil-Argentina, fundador da Fundação Nacional do Câncer, membro da Junta Consultiva do Instituto Brasileiro do Café e do conselho de administração da Empresa Brasileira de Telecomunicações e ocupou a vice-presidência da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel.

No trato, um ser humano gentil que soube fazer amigos e admiradores. Tantos que certamente seu legado não será esquecido nesta Casa. Mineiro de Muriaé, Ruy Barreto tinha 95 anos, era flamenguista de coração e até os 90 anos ainda acompanhava os jogos no Maracanã. Deixa esposa, filhos e netos.

Externamos neste momento de dor, nossos sentimentos a toda a família Barreto, em nossos nomes pessoais e de todos os Grandes Beneméritos, Beneméritos, Beneméritas, Diretores, Vice-Presidentes, Associados, funcionários, colaboradores e amigos da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

“Ruy Barreto foi um grande presidente, que deu protagonismo e relevância à Associação Comercial e foi muito além do seu mandato. Pessoalmente, é um presidente que me inspira em tudo o que eu faço na ACRJ”, disse Nascimento Brito.

“Dr. Ruy nos deixa uma história linda como ser humano, homem público e empresário de sucesso. Sua biografia pessoal e empresarial será sempre lembrada, e exemplo a ser seguido pelas futuras gerações. Cumpriu sua missão entre nós e agora descansa sua alma em um lugar de paz e luz!”, disse Marco Polo.

Ruy Barreto presidiu a ACRJ
entre 1978 e 1985