Menu fechado

Notícias

Mercadão de Madureira: o maior mercado popular do Brasil

Conhecido nacionalmente como o bairro da Portela e da Império Serrano, duas escolas de samba tradicionais do Rio de Janeiro, Madureira não vive só de batuque e festa. Abriga o Mercadão, famoso por concentrar um grande centro de comércio popular, considerado o maior do país.

Declarado Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, no fim de 2018, no Mercadão de Madureira circulam quase diariamente 80 mil pessoas. Nos seus corredores, com 580 lojas distribuídas em 16 galerias nos dois pavimentos, o consumidor acha tudo. Desde material escolar, artigos de culto afro-brasileiro, utensílios de cozinha até uma seleção enorme de pinguins de porcelana, que servem de decoração nas geladeiras.

E não para por aí. São encontrados todo tipo de acessórios para noivas, por exemplo; um espaço verde, com uma variedade imensa de plantas e ervas medicinais; várias lojas de cosméticos, presentes e fantasias; inúmeros brinquedos, calçados, bazar, descartáveis; e mercearia, açougue e aviário, entre tantas outras opções.

O Mercadão de Madureira, que começou como uma pequena feira livre em 1914, fica em uma das ruas mais movimentadas do bairro, a Avenida Ministro Edgar Romero. Vale muito a pena bater pernas por lá, mas lembre-se que é preciso usar roupas e sapatos confortáveis e muita disposição para carregar as sacolas de compras. Ninguém consegue sair de mãos vazias. 

Para saber mais sobre o Mercadão de Madureira, acesse o Almanaque Carioquice https://carioquice.insightnet.com.br/pdf/ALMANAQUE-CARIOQUICE-2020.pdf

Foto: Divulgação/ICCA