Menu fechado

Notícias

Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ analisa sugestões para as grandes comemorações de 2022

Os conselheiros apresentaram uma série de sugestões para as comemorações de grandes eventos ocorridos no Brasil e que serão trabalhados pela Associação Comercial em 2022. São quatro pilares definidos pela direção da ACRJ: 200 anos da Independência do Brasil; 100 anos da Semana de Arte Moderna; 30 anos da Rio 92 e o lançamento da Agenda Positiva, documento que será entregue aos candidatos que vão concorrer às eleições no ano que vem.

Para os temas do bicentenário da Independência e do centenário da Semana de Arte Moderna, houve propostas para a criação de um caderno cultural digital; seminários; inclusão de alguns temas no projeto Música no Museu, que visa promover concertos gratuitos de música erudita e popular em espaços culturais, entre outros.

“Há também a sugestão da montagem para a realização de um concerto com as composições musicais feitas por D. Pedro I. Pode ser durante uma missa ou outra produção cultural”, lembrou o presidente do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ, Douglas Fasolato.

Os conselheiros avaliaram ainda a possibilidade de incorporar o bicentenário do Dia do Fico nas comemorações dos 200 anos da Independência. Eles recordaram a importância da data e que a decisão do príncipe regente D. Pedro I de ficar no Brasil foi o início de um processo que terminou com a Independência do país. O Dia do Fico é comemorado em 9 de janeiro.