Os conselheiros apresentaram uma série de sugestões para as comemorações de grandes eventos ocorridos no Brasil e que serão trabalhados pela Associação Comercial em 2022. São quatro pilares definidos pela direção da ACRJ: 200 anos da Independência do Brasil; 100 anos da Semana de Arte Moderna; 30 anos da Rio 92 e o lançamento da Agenda Positiva, documento que será entregue aos candidatos que vão concorrer às eleições no ano que vem.
Para os temas do bicentenário da Independência e do centenário da Semana de Arte Moderna, houve propostas para a criação de um caderno cultural digital; seminários; inclusão de alguns temas no projeto Música no Museu, que visa promover concertos gratuitos de música erudita e popular em espaços culturais, entre outros.
“Há também a sugestão da montagem para a realização de um concerto com as composições musicais feitas por D. Pedro I. Pode ser durante uma missa ou outra produção cultural”, lembrou o presidente do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ, Douglas Fasolato.
Os conselheiros avaliaram ainda a possibilidade de incorporar o bicentenário do Dia do Fico nas comemorações dos 200 anos da Independência. Eles recordaram a importância da data e que a decisão do príncipe regente D. Pedro I de ficar no Brasil foi o início de um processo que terminou com a Independência do país. O Dia do Fico é comemorado em 9 de janeiro.