Notícias

Bosque da Barra: o esconderijo do cantor e compositor Tim Maia

Sinônimo de irreverência, agitação e de um vozeirão que cantava tudo de belo do Rio, Tim Maia encontrava no Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Zona Oeste, o seu refúgio para as horas de tranquilidade. Como dizia na sua famosa música “O que eu quero? Sossego”.

No Bosque da Barra os excessos do cotidiano da vida de Tim Maia davam lugar a quietude do artista. Também não era para menos, quem não acalmava a mente observando as aves, as borboletas, as cotias, os bichos-preguiça e as famosas capivaras, uma das principais atrações da região até hoje.

São 50 hectares no ecossistema da Unidade de Conservação, com vegetação original de restinga da Baixada de Jacarepaguá. Há espaços arborizados para piqueniques, alamedas para passeios e vias para boas pedaladas de bicicleta.

Na reserva, conhecida como Parque Arruda Câmara, existe ainda quadras de vôlei e futebol, pista de corrida, equipamentos de ginástica e parquinho infantil. Há em funcionamento o Núcleo de Educação Ambiental, com atividades educacionais para a criançada, visita guiada, palestras e exposições.

Para saber mais sobre o Bosque da Barra e as histórias de Tim Maia, que saiu da Tijuca, seu bairro de origem, atravessou o Alto da Boa Vista e aportou na Barra, acesse o Almanaque Carioquice https://carioquice.insightnet.com.br/pdf/ALMANAQUE-CARIOQUICE-2020.pdf

Foto: Divulgação/ICCA