Menu fechado

Notícias

Palácio do Itamaraty: diplomacia carioca no Centro do Rio

A correria diária impede muitas vezes de conhecermos um dos mais belos espaços históricos do Rio. É o caso do Palácio do Itamaraty, que fica na Avenida Marechal Floriano, número 196, Centro, e foi sede do Ministério das Relações Exteriores até 1970 e que atualmente abriga o Museu Histórico e Diplomático (MHD).

Com a transferência do Ministério para Brasília, o local ficou fechado por 12 anos, até 1982, quando foi reaberto após reforma e reconstituição do acervo. No MHD, que ocupa grande parte do Palácio, há valiosas peças, documentos e obras, que contam a história da diplomacia brasileira.

Nos espaços internos, os grandes salões e suas peças decorativas de época se destacam. Do lado de fora, o visitante encontra um amplo jardim, com suas palmeiras seculares e o espelho d’água.

Em função da pandemia, os interessados em conhecer o MHD devem sempre verificar os protocolos sanitários, os dias e horários de visitação. Mais informações do Museu Histórico e Diplomático acesse o Almanaque Carioquice https://carioquice.insightnet.com.br/pdf/ALMANAQUE-CARIOQUICE-2020.pdf

Foto: Divulgação/ICCA