Menu fechado

Notícias

As moradias de Carmen Miranda, a Pequena Notável, no Rio de Janeiro

Carmen Miranda chegou ao Rio, com menos de um ano de idade, vinda de Portugal em 1909. Sua primeira residência foi em São Cristóvão, reduto dos portugueses que fixaram moradia no Brasil. Dali se mudou para o Centro.

Rua Senhor dos Passos, 59; Rua Candelária, 94; Travessa do Comércio, 13; e Rua Joaquim Silva, 53, todas as moradias na região central da cidade. Mas Carmen Miranda também residiu na Rua André Cavalcanti, 229, em Santa Teresa; na Rua Silveira Martins, 20, no bairro do Flamengo e na Rua São Sebastião, 131, na Urca.

Alguns endereços se tornaram conhecidos, como o sobrado da Travessa dos Tamoios, residência onde Carmen Miranda, aos 21 anos, foi descoberta como cantora e estourou em todo o Brasil com a popular canção “Taí”, cujo nome original é “Pra você gostar de mim”.

Alguns desses locais viraram restaurantes, hotel e até loja de confecção. Nas casas de Santa Teresa e a da Urca a memória da Pequena Notável está guardada em uma placa indicativa, sendo que a construção da Rua São Sebastião foi a última na cidade.

Passear pelos endereços é conhecer um pouco mais a história de Carmen Miranda, a estrela que levou a brasilidade para a terra do Tio Sam e encantou a Broadway com seus famosos shows.

Outras informações sobre a Pequena Notável estão disponíveis no Almanaque Carioquice. Acesse https://carioquice.insightnet.com.br/pdf/ALMANAQUE-CARIOQUICE-2020.pdf

Foto: Divulgação/ICCA