Notícias

Telemedicina cresce mais de 2.000% desde o começo da pandemia

O Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ recebeu, em uma reunião virtual, o gerente da Tecnologia da Informação do Hospital Albert Einstein, Antonio Valadares Gomes Neto, dia 01/06, que fez uma palestra sobre as “Tendências do Mercado de Saúde”. Durante o encontro, ele disse que a tecnologia tem agilizado o atendimento e evitado filas, entre outras funcionalidades que proporciona, inclusive colaborando muito na pandemia da Covi19.

“Desde o início da pandemia até hoje a gente cresceu mais de 2.000% no uso da telemedicina”, informou Antonio Valadares. Segundo ele, entre as tendências do setor, estão: ascensão da medicina personalizada; movimento de consolidação do mercado e de regionalização, com fortalecimento de marcas locais; inteligência artificial aplicada a medicina diagnóstica, visando, entre outros, levar melhor tratamento e protocolo aos pacientes e incentivo ao uso racional dos recursos da área da saúde.

O gerente de TI do Einstein destacou ainda que empresas de tecnologia, como Amazon e Google, estão investimento pesadamente em soluções de saúde. Além disso, ele comentou que o investimento em startups em saúde é crescente e que 85%, no Brasil, se concentram na região Sudeste.

Estados Unidos, China e Índia são os principais hubs de inovação em saúde, sendo que o país chinês é o que mais tem investido nos últimos anos.

De acordo com levantamento apresentado na palestra, a população brasileira está crescendo e envelhecendo, o que aumenta a demanda por serviços de saúde. Segundo Antonio Valadares, de acordo com a transição demográfica em andamento, o aumento da proporção de idosos ultrapassará a de jovens em 2039.

O presidente do Conselho agradeceu aos conselheiros e ao gerente do Hospital Albert Einstein. Alberto Blois ressaltou a importância da tecnologia, inclusive, no momento que estamos passando com a pandemia da Covid-19.