Menu fechado

Notícias

Reabertura de alguns museus, com gestão do Ibram, está prevista a partir de outubro

A informação foi dada pela assessora da presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Carla Cruz, durante reunião de lançamento da revista do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da ACRJ sobre Economia Criativa, dia 12/05 (leia matéria sobre a Revista aqui ). “Estamos sempre reavaliando esse cenário, mas há uma expectativa de alguns museus de fazer a reabertura a partir do mês de outubro”, anunciou.

Segundo ela, tudo isso vai depender de uma série de fatores. “Do percentual da população brasileira vacinada, todos os protocolos podendo ser implementados e podendo oferecer aos visitantes toda a segurança, importante para esse momento”, complementou.

Carla Cruz explicou que a pandemia da Covid-19 impactou os museus, com as visitas presenciais, e as atividades que contribuem muito para o desenvolvimento da economia local, como as cafeterias, as lojinhas etc. A assessora lembrou que, com a crise sanitária, houve uma readaptação e os museus puderam permanecer ativos de maneira virtual.

De acordo com ela, o Ibram está desenvolvendo projetos voltados para a promoção e difusão de acervos dos museus brasileiros, por meio de plataformas virtuais e canais televisivos abertos. Além disso, a assessora disse que foi feita uma parceria com o Instituto Cultural do Google, por meio da inserção de Museus Ibram na página da plataforma Google Arts & Culture.

Entre os museus administrados pelo Ibram estão o Museu Imperial, o Nacional de Belas Artes, Histórico Nacional e da República.

As presidentes da ACRJ, Angela Costa, e do Conselho Empresarial de Assuntos Culturais da Associação Comercial, Vera Tostes, agradeceram a Carla Cruz e comentaram que as iniciativas são importantes para o setor cultura.

Foto: Ibram