Menu fechado

Notícias

Residência em que viveu Rui Barbosa é primeira casa-museu do Brasil

Quem passa pela Rua São Clemente, em Botafogo, Zona Sul do Rio, muitas vezes se pergunta quem morou naquela casa de fachada rosa e com lindos e grandiosos jardins. A residência, além de chamar atenção por sua beleza arquitetônica, guarda muitas histórias de uma das mais importantes figuras do Brasil.

Trata-se de Rui Barbosa, que escolheu o bairro para morar. Sua residência se transformou em a primeira casa-museu do país. No espaço de 9 mil m² tem uma biblioteca com 37 mil volumes, 60 mil itens que produziu ou que ganhou no período entre 1849 e 1923 e 1.400 peças do mobiliário da residência do “Águia de Haia”, além de um Centro de Pesquisas, o Arquivo-Museu de Literatura e o Acervo Institucional.

Nos seus jardins, é possível passear, observar as crianças brincando ou ler um bom livro sentado à sombra das árvores, todas catalogadas. Com a pandemia, vale sempre consultar se o espaço está aberto para visitação, seguindo os protocolos da Prefeitura.

Para conhecer mais e saber sobre o funcionamento da Fundação Casa de Rui Barbosa durante a pandemia, acesse a edição 2020 do Almanaque Carioquice no site https://carioquice.insightnet.com.br/almanaque/

Foto: Divulgação/ICCA