Menu fechado

Notícias

Governo do Rio envia projeto de modernização tributária para a Alerj até fim do mês de março

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais durante webinar do Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ, realizado dia 15/03. “A modernização tributária é uma das medidas mais importantes do Estado. O Governador deve enviar ainda esse mês para a Alerj”, afirmou Leonardo Soares.

A finalidade, segundo ele, é reduzir cerca de 300 tributos legais para menos de 20, tornando o Rio mais atrativo.

O secretário adiantou que, além dessa iniciativa, o Governo do Estado do Rio está lançando um programa de auxílio aos pequenos e médios empresários que queiram comercializar seus produtos no exterior. De acordo com ele, o programa é uma orientação complementar ao que já faz a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) com o PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação). “Vamos estimular e dar o caminho das pedras para quem tem produtos viáveis a serem consumidos e comprados no exterior”, destacou.

Leonardo Soares ressaltou que os pequenos e médios empresários terão várias outras oportunidades, inclusive, a partir do Porto Açu, um dos maiores do mundo, e do Programa de Revitalização e Incentivo à Produção de Campos Marítimos (Promar), que vai gerar R$ 16 bilhões em royalties e pode alavancar novos e bons negócios.

Para a presidente da ACRJ, Angela Costa, a preocupação com a pequena e média empresa é fundamental, assim como a iniciativa do Governo estadual no que diz respeito às normas e leis. “Quem é empresário sabe dessas necessidades”, enfatizou.

“Fico feliz em ver que o Governo está usando os princípios da qualidade e como é importante que a cadeia produtiva funcione. É muito importante também que o Governo veja que o empresariado do estado do Rio de Janeiro é lutador, persistente e resiliente porque passamos por várias dificuldades. Pedimos que essa interlocução com Governo seja aberta e que sejamos atendidos com projetos”, defendeu a presidente.

O presidente do Conselho, Alberto Blois, acredita que a tecnologia pode ser um elo nessa cadeia produtiva. “O fato de estarmos conectados, facilita muito”, afirmou ao comentar sobre as iniciativas para a retomada do crescimento econômico no Rio. Leonardo Soares concordou sobre a importância de levar a conectividade para o interior. “Não tem estado forte sem interior forte”, reforçou.

Os vice-presidentes de Relações Institucionais e Conselhos Empresariais, José Domingos Vargas, e do Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ, Paulo Milet, também participaram do encontro online. Para assistir ao webinar completo, acesse o canal da ACRJ no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=qB1WiH3US5g