Menu fechado

Notícias

Situação econômica e Covid são maiores preocupações mundiais

A primeira reunião virtual de 2021 do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ, realizada dia 21 de janeiro, debateu dois importantes temas: a segunda onda da Covid-19 e a crise econômica mundial. Para o presidente do Conselho, embaixador Marcílio Marques Moreira, essas são as duas maiores preocupações para o início do ano.
Marcílio criticou a situação que vem ocorrendo em Manaus e elogiou o presidente americano Joe Biden. “Fiquei impactado com a posse do Biden, que enxerga o cenário político de uma forma convincente”, afirmou o embaixador.
Sobre as relações com os Estados Unidos de Joe Biden, eles acreditam que o Brasil irá caminhar de maneira mais pragmática. Segundo os conselheiros, o governo Biden já mostrou que a prioridade é estabilizar o país politicamente e socialmente. Já no Brasil, para eles, as dificuldades para essa estabilização são bem maiores e ainda depende da eleição da mesa do Congresso Nacional.
Independente da eleição, acreditam que haverá novo auxílio emergencial para a população e incentivo para as empresas, já que os benefícios acabaram em dezembro, enquanto o cenário sanitário sofreu brusco impulso pela nova onda que cresce assustadoramente, agravada ainda pelo risco de a nova cepa ser mais agressiva. A previsão, no cenário econômico, por sua vez, é de aumento das taxas de juros de mercado e da inflação, enquanto o comportamento do câmbio se assegura incerto, podendo cair ou subir. Para esse e para os próximos anos, a expectativa não parece favorável para o Brasil, que não deve crescer acima da média mundial e a dos países emergentes.