Menu fechado

Notícias

Presidente da ACRJ é homenageada com medalha Mérito Tamandaré, da Marinha

O Comando do 1º Distrito Naval (Com1ºDN) realizou, dia 11 de dezembro, a cerimônia em comemoração ao Dia do Marinheiro e Imposição da Medalha “Mérito Tamandaré”, realizada na Casa do Marinheiro (RJ). A presidente da ACRJ, Angela Costa, foi uma das agraciadas e recebeu a comenda das mãos do Vice-Almirante (FN), Secretário da Comissão de Promoções de Oficiais, Cesar Lopes Loureiro.

A solenidade, presidida pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, teve início com as honras militares e o hasteamento do pavilhão do patrono da Marinha, acompanhado do “Exórdio de Tamandaré” executado pela Banda de Música do Batalhão Naval. Também houve a salva de 19 tiros de canhão, executada pela Bateria de Salva do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste.

Durante o evento, os participantes puderam acompanhar, virtualmente, a cerimônia de Integração do Submarino “Tonelero”, do lançamento ao mar do Submarino “Humaitá” e os avanços do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (PROSUB), que ocorreu no Complexo Naval de Itaguaí.

O Dia do Marinheiro é celebrado em referência ao dia 13 de dezembro, data de nascimento do Patrono da Marinha do Brasil, o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré. Como forma de homenagem, a Medalha “Mérito Tamandaré” foi criada em 1957 e se destina a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha.