Menu fechado

Notícias

Parque Nacional da Tijuca é considerada Reserva da Biosfera pela Unesco

No século XIX, o Rio passava pelo início de uma crise hídrica, devido ao desmatamento para plantação de café. Em 1862, o imperador Dom Pedro II tomou a decisão de realizar o reflorestamento de uma extensa área da cidade, hoje conhecida como Parque Nacional da Tijuca. Ao passear pelo local, ainda é possível encontrar as ruínas das antigas fazendas e pés de café.

Atualmente, o Parque é a quarta maior área verde urbana do país, e foi declarado Reserva da Biosfera pela Unesco, em 1991. Há três setores de visitação para quem quiser conhecer o local, chamados “Floresta”, “Serra da Carioca” e “Pedra Bonita e Gávea”.

“Trata-se do único parque nacional urbano do mundo. Muitos países desenvolvidos não tiveram atitudes tão inovadoras nessa área como a que o Brasil adotou à época”, destacou o trineto do imperador, D. Joãozinho de Orleans e Bragança.

Para mais detalhes sobre os setores de visitação do Parque e histórias envolvendo o descendente de Dom Pedro II, leia o Almanaque Carioquice, uma publicação do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA).

Acesse o Almanaque Carioquice 2020 aqui.

Foto: Divulgação/ICCA