Notícias

Rally dos Sertões confirma evento do Oiapoque ao Chuí em 2022

O CEO do Rally dos Sertões, Joaquim Monteiro, confirmou a edição especial de 2022, que vai do Oiapoque ao Chuí, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil e aos 30 anos do Rally, tornando a competição a maior do mundo. A informação foi dada durante webinar do Conselho Empresarial de Esporte da ACRJ, realizado dia 17 de novembro, que contou com a participação do presidente do Conselho, Lars Grael, e do conselheiro Arnon de Mello Neto.

Para o presidente do Conselho, Lars Grael, o Rally conta uma história bonita do interior do Brasil, dos rincões que não conhecemos. “O Brasil teve desbravadores no passado, como o marechal Cândido Rondon, os irmãos Villas Bôas, Darcy Ribeiro e muitos programas de televisão que mostraram esse Brasil que o brasileiro não conhece. Mas mostrar o país, através do esporte, do Rally dos Sertões, é fantástico”, ressaltou.

Arnon Neto também ressaltou a importância do evento para apresentar as histórias do Brasil. “Este é um evento que mostra o Brasil. As histórias são muito boas. Você tem a competição esportiva, a questão da solidariedade, a questão do turismo”, comentou.

Joaquim Monteiro contou ainda como as medidas para a prevenção da Covid-19 foram adotadas durante a competição. A organização do evento automobilístico realizou testes em todos os envolvidos, garantiu a obrigatoriedade do uso de máscara, entre outras regras, que foram cumpridas para evitar o contágio dos participantes.

“O evento de 2020 foi um Sertões que não tínhamos vivido. A parte esportiva não diminuiu e tivemos muitos novatos na competição. Os que praticavam outros esportes gostaram do rally. Não houve a parte turística por causa da pandemia. Nos próximos anos vamos cruzar o país, incentivando o turismo e mantendo as ações de solidariedade, e o Brasil será muito mais brasileiro”, explicou Joaquim Monteiro.

Rally da solidariedade

Esse ano, o Rally dos Sertões se transformou no Rally da Solidariedade. A partir de parcerias adquiriu cestas básicas de pequenos produtores locais para distribuir para as famílias que se encontram sem trabalho e renda. Além disso, abasteceu as “bolhas” onde ficaram cerca de 1.500 pessoas envolvidas no evento. No total, foram 50 toneladas de alimentos, beneficiando quatro mil famílias das comunidades no percurso do rally.

E ainda, como missão social, o Sertões conseguiu cinco Unidades de Teleatendimento (UTA), dispostas em lugares remotos e carentes pelo período de um ano. As UTAs terão médicos gratuitamente e capacidade de fazer 500 teleatendimentos por mês, cada uma. Como legado turístico, o CEO do Rally dos Sertões destacou que foram revelados dois novos tesouros: Lago Serra da Mesa, em Goiás, e Chapada das Mesas, no Maranhão. Ele lembrou que a competição esportiva apresenta novos destinos, como foi o caso de Jalapão, no Tocantins, que o rally ajudou a colocar no mapa turístico do Brasil.

Para assistir ao webinar, acesse o canal da ACRJ no Youtube