Menu fechado

Notícias

Secretário de Estado de Educação do Rio apresenta plano para 2021

O principal objetivo do plano estratégico para 2021, da Secretaria Estadual de Educação do Rio, é aumentar a conectividade das escolas, reintegrando os quase 500 mil alunos que deixaram de participar das aulas remotas durante a pandemia. A informação foi dada pelo secretário Plinio Comte Leite Bittencourt durante apresentação virtual sobre o programa ao Conselho Empresarial de Educação da ACRJ, no dia 12 de novembro.

“A rede perdeu o vínculo de 411 mil jovens. Só conseguimos manter 32% dos estudantes estudando na pandemia”, afirmou, acrescentando que entre alunos adultos, a evasão durante o período de aulas remotas foi de mais de 65 mil pessoas.

Para atenuar esse problema, o secretário afirmou que o aluno terá a opção de refazer o ano letivo em 2021, ou optar por realizar apenas algumas disciplinas de sua escolha. “Estamos abrindo matrícula para alunos de 2020 que desejarem voltar em 2021 e refazer o ano”, afirmou.

A pandemia revelou um quadro que surpreendeu o secretário. De acordo com uma pesquisa apresentada por ele, chamada O Tempo para a Escola na Pandemia, elaborada por Marcelo Neri e Manuel Camillo Osorio, da FGV Social, 88% dos professores da rede de educação básica em regiões metropolitanas do Brasil não tinham experiência de aula remota. “Apesar disso, 72% dos educadores entenderam e mudaram a concepção para a importância da tecnologia. Compreenderam que a nova educação não tem como caminhar sem essas tecnologias. Foi o primeiro grande avanço da educação básica brasileira nesse período da quarentena.”

O secretário anunciou ainda a intenção de levar internet para todas as unidades de educação básica no estado e o estabelecimento de parques tecnológicos e de conectividade nas escolas, com aulas de programação de games, prototipagem de projetos, e outras iniciativas para atraírem o aluno de volta para a sala de aula. “Espero que em todas as nossas escolas tenhamos uma sala nesse formato, além de um ambiente wi-fi”, complementou.

A apresentação na íntegra do secretário está disponível através deste link: https://acrj.org.br/index.php/publicacoes-01/