Menu fechado

Notícias

Gestão da ACRJ é aprovada em Assembleia Ordinária

Mesmo com a pandemia e suas consequências econômicas, a ACRJ se manteve financeiramente saudável. O resultado da atuação da Associação Comercial do Rio de Janeiro foi apresentado nesta terça-feira (29/09), durante Assembleia Geral Ordinária, que pela primeira vez em 211 anos de existência da Casa Mauá aconteceu de modo virtual em função da pandemia. Sessenta e três pessoas participaram da reunião online, entre vice-presidentes, membros dos Conselhos Fiscal e Superior, Beneméritos e Grandes Beneméritos, entre outros membros da diretoria, e funcionários.

A presidente Angela Costa divulgou o Relatório de Atividades, referente a julho de 2019 a setembro de 2020, com o desempenho financeiro e as contas da instituição, que tiveram aprovação de toda a diretoria. “Sabemos que estamos passando por um momento difícil e a ACRJ precisou se adaptar para conseguir manter os empregos e a Casa em funcionamento. Perdemos receita, devido a locação dos espaços para eventos e com aluguéis, que reduziram. Mas conseguimos nos manter firmes e sem interrupção das atividades. Mantivemos as contas em dia e reduzimos o valor total da dívida, desde 2017, em 90%”, explicou.

O presidente do Conselho Superior da ACRJ, Humberto Mota, ressaltou que foi a união de todos que fez a instituição ultrapassar esse período. “Momento extremamente difícil e a Associação Comercial, mais uma vez, consegue, unida, superar essa dificuldade. A nossa força vem da nossa união”, afirmou.

Entre as ações realizadas ao longo do último ano, Angela Costa destacou a campanha Vem que Dá, em parceria com o Banco do Brasil, que renegociou R$ 185 milhões em dívidas das empresas do estado do Rio de Janeiro; o lançamento do Programa de Compliance e Integridade da Casa; o desempenho dos Conselhos Empresariais e os Almoços do Empresários, que contaram com a presença de 2.400 pessoas nos nove eventos realizados antes da quarentena.

A Associação, já com a pandemia, deu início aos eventos virtuais e promoveu 12 webinars, com importantes personalidades do país, tais como o ministro Chefe da Casa Civil Braga Netto; os economistas Persio Arida, Sergio Besserman e Manuel Thedim; o presidente do Conselho de Administração da Light, David Zylbersztajn, entre outros. Ao longo desses meses, os Conselhos Empresariais fizeram 45 reuniões e dois seminários online. Manteve presença constante na mídia e nas redes sociais debatendo assuntos de interesse do estado e do país.

“A Associação Comercial depende de duas coisas. Da capacidade gerencial de sua presidente, facilmente comprovada, e da participação solidária de seus associados. Essa é uma entidade livre, altruísta e capaz”, comentou o Grande Benemérito Antenor Barros Leal, que presidiu a Assembleia.