Notícias

Medidas para a melhoria do turismo no Rio são debatidas pela SEOP e DEAT


Representantes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) e da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT) foram recebidos pelo Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ para uma reunião virtual nesta sexta-feira, 30 de outubro. Na pauta, foram discutidas as ações dos dois órgãos para potencializar o setor no Rio de Janeiro. 

André Oliveira, da SEOP, afirmou que os trabalhos para abordagem e acolhimento de pessoas em situação de rua e o combate ao comércio ilegal foram significativamente afetados pela pandemia. “Esse projeto seria muito maior, mas com a pandemia perdemos parte considerável do nosso pessoal. Com afastamentos por idade ou comorbidades. Deixamos de fazer muitos plantões nesse período”, afirmou.

Segundo ele, essas dificuldades devem ser superadas em breve com o recuo da doença, além da desburocratização junto aos órgãos que afetavam o trabalho da secretaria. 

 André também citou um projeto que envolve um sistema de tickets para estacionamento, com demarcação de vagas. A iniciativa terá início na Zona Sul, e deve inibir o trabalho de flanelinhas. “O projeto já está em fase bem avançada”, afirmou.

Após assumir DEAT,  há apenas quatro meses, a delegada Patrícia Alemany comentou sobre os desafios neste momento. Para ela, a delegacia tem como papel não apenas solucionar os crimes realizados contra turistas, mas também atender bem a vítima de violência e apresentar às autoridades propostas para prevenir furtos, assaltos e outros crimes cometidos contra os visitantes da cidade. “O perfil da DEAT não atende só na parte criminal, mas busca  ajudar a vítima após sofrer um ato violento”, afirmou.