Menu fechado

Notícias

Rio vai virar “Vale do Silício” da energia com programa internacional

O Rio de Janeiro ganhou status internacional ao ser escolhido, com mais outras sete regiões do mundo, para participar do programa de empreendedorismo internacional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A seleção do Rio para o desenvolvimento do programa foi tema da reunião virtual promovida, nesta segunda, 21/09, pelos Conselhos Empresariais de Energia e Jurídico e Estratégico da ACRJ.

O presidente de Furnas, Pedro Brito e o champion do Programa MIT REAP, Hudson Mendonça, apresentaram o projeto que vai transformar o Rio em um “Vale do Silício”, com foco em energia e sustentabilidade, a partir da iniciativa do Laboratório de Inovação Tecnológica da Coppe/UFRJ. Com apoio de Furnas e da Petrobras, o programa terá duração de dois anos e receberá aportes de R$ 3,2 milhões, com expectativa de retorno de pelo menos R$ 200 milhões de investimentos para o estado em quatro anos. Entre os resultados esperados, estão a geração de renda e empregos de alta qualificação e a formação de talentos para inovação e empreendedorismo no setor de energia.

“Hoje estamos vivendo uma grande discussão que é a digitalização e descentralização do setor. E nesse contexto, a gente percebeu que não existia ainda no mundo um Vale do Silício de energia, como existe, por exemplo, o da Califórnia para aplicativos”, explicou Hudson Mendonça.  Segundo ele, “a ideia não é repetir o Vale do Silício, fazer uma cópia, porque é inviável, mas sim usar a sua metodologia”. Com isso, ressaltou o champion do Programa MIT REAP, instituir o Rio como uma referência mundial nessa área.

“O Rio de Janeiro, dentro do Brasil, é o que oferece as melhores condições para o desenvolvimento desse ecossistema de inovação. Eu acredito muito nesse programa. É um programa de médio, longo prazo, mas é um programa que, durante a sua implantação, já produz muito resultado”, destacou Pedro Brito.

Para a presidente do Conselho Empresarial de Energia, Joisa Dutra, talvez a própria seleção do Rio de Janeiro seja um processo que represente um estímulo, visando à construção de um ambiente favorável, para a inovação no setor elétrico.

REAP

O REAP é um programa de aceleração de startups, coordenado pelo MIT, e tem como objetivo incentivar a criação e desenvolvimento de empresas jovens com negócios inovadores. Os investimentos priorizam projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e novas tecnologias.

O programa escolhe, anualmente, oito regiões do mundo para treinar suas quatro fases: diagnóstico, elaboração de estratégia de ação, implementação de ações e estratégia de sustentação. E prevê ainda a concepção do projeto pesquisador empreendedor, estimulando cientistas a transformarem seus trabalhos em negócios, e um espaço para integração de startups. Em contrapartida, os integrantes, que foram capacitados, se comprometem a disseminar o conhecimento da região, que, por sua vez, passa a pertencer ao REAP Global.