Menu fechado

Notícias

Proximidade entre Rio e Minas pode ser vantajosa no turismo cultural

De acordo com o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, nossos vizinhos mineiros recebem 71% do chamado turismo cultural no Brasil. Em palestra para o Conselho Empresarial de Assuntos Culturais, nesta sexta-feira, 11 de setembro, o secretário apresentou os motivos pelos quais Minas Gerais consegue exercer seu “soft power” – a capacidade de influência cultural – sobre o resto do país, e como a proximidade geográfica e de tradições com o Rio de Janeiro podem ser vantajosas para os dois estados no setor.

“Em Minas, estamos trabalhando para usar o turismo como forma de indústria, na geração de emprego e renda. O estado está conectado historicamente com a extração de recursos minerais, mas estes se esgotam e podem atuar na desconstrução do território, como no rompimento de barragens, por exemplo. O nosso projeto para Minas Gerais está muito ligado aos aspectos culturais e de fortalecimento do soft power”, explicou o secretário.

O trabalho que vem sendo exercido pela Secretaria busca ampliar o protagonismo cultural de Minas Gerais no Brasil. Entre as iniciativas para esse reposicionamento, o secretário afirma que o Rio de Janeiro pode atuar em integração com o estado vizinho. “Rio e Minas se completam. Enquanto Minas recebe um grande número de turistas interessados na cultura, o Rio recebe o maior número de turistas estrangeiros do Brasil. Por meio da Estrada Real, que conecta Ouro Preto e Paraty, os visitantes poderiam, por exemplo, atravessar os dois estados, experimentando uma rica experiência histórica”, disse.

Leônidas ainda ressaltou as potencialidades do Rio em fortalecer o turismo cultural. “Praia existe em qualquer lugar do mundo. Mas a cultura da praia, como existe em Ipanema ou Copacabana, é uma forma de apropriação do litoral que só há no Rio de Janeiro. A cidade deve se apropriar de forma mais ampla da sua própria cultura”, afirmou.

Segundo o secretário, o chamado turismo de experiência, que estimula um mergulho cultural mais profundo no lugar visitado, deve ter grande crescimento após a crise sanitária que atravessamos. E, de acordo com ele, os cariocas e fluminenses têm tudo para conquistar protagonismo nesse tipo de atividade turística. “O Rio tem grande potencial nesse sentido. É uma cidade que inventa e reinventa formas arquitetônicas, culturais e artísticas, que são únicas no mundo todo”, concluiu.