Menu fechado

Notícias

Projeto do Cefet/RJ está recuperando respiradores hospitalares

O Cefet/RJ vem realizando um trabalho fundamental durante a pandemia da Covid-19. A iniciativa conta com o apoio da ACRJ e procura atender as demandas de reparo de ventiladores mecânicos dos hospitais do Rio de Janeiro. Inicialmente, 15 respiradores hospitalares do Hospital Estadual Getúlio Vargas (HEGV) foram recebidos, sendo que três já foram devolvidos para uso imediato e outros seis estão aguardando peças.

O trabalho é organizado por voluntários de Furnas, do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e por professores da instituição, que criou um núcleo de manutenção para reparos dos equipamentos em sua unidade no Maracanã.

A iniciativa, coordenada pelo professor Mauricio Motta e pelo membro do Conselho Empresarial de Energia da ACRJ e funcionário de Furnas, Alexandre Pinhel, conta com a participação de profissionais das áreas de Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica e da Saúde do Cefet/RJ. Segundo Motta, este é um legado que ficará deste momento e que mostra a importância das instituições públicas e sua capacidade de se adaptar aos diversos cenários.

“Essa é uma ação com grande participação de Alexandre Pinhel. Acompanhamos atentamente seus incansáveis esforços para vencer obstáculos e realizar algo tão importante. Ao contribuir para o reparo de respiradores, que não estavam em condições operacionais nos hospitais públicos, a iniciativa aumenta a capacidade de atendimento desses hospitais em um momento tão crítico. Ação eficaz da sociedade se movimentando para melhor utilizar os recursos (escassos) que tem”, ressaltou a presidente do Conselho, Joisa Dutra.

Pinhel, que é ex-aluno da instituição, acrescentou que a escola possui excelentes instalações com equipamentos de primeira linha e um grupo de professores capacitados para a realização deste trabalho, juntamente com os parceiros.

Além da ACRJ e Furnas, apoiam o projeto as seguintes instituições e empresas: Sebrae/RJ, Clube de Engenharia, Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), White Martins, GSol, Ezrest, Lancier e Nova Service.

Conheça o trabalho neste link