Menu fechado

Notícias

Abertura econômica e reformas administrativa e fiscal para o Brasil sair da crise

As dificuldades provenientes da Covid-19 aprofundaram as desigualdades regionais, sociais e de renda no país e, para sair dela, o Brasil precisa de uma agenda de produtividade. A afirmação é do economista Pérsio Arida, um dos pais do Plano Real e ex-presidente do Banco Central e do BNDES, que participou do webinar sobre os desafios da economia em época de pandemia, promovido pela ACRJ.

Para ele, a agenda de produtividade contempla, entre outras, as reformas administrativa e tributária, investimento em educação e abertura da economia. Segundo o economista, “a reforma administrativa é vital” para aumentar a produtividade do setor público. É necessária também a abertura comercial e de serviços e uma reforma tributária “neutra, sem disparidades entre os setores”. E, ainda, investir em educação pública de qualidade.

O economista reforça a necessidade de adoção de uma agenda de crescimento, que dê confiança nos contratos. “Não se deve aumentar impostos para crescer porque crescimento não é agenda fiscal, é investimento”, explicou. Ele defendeu que o governo ajude a recuperar as empresas e observou que todas as dívidas públicas e também no setor privado vão aumentar no mundo. “O problema agora não é o tamanho da dívida é estabilizar a dívida”, explicou. Segundo Pérsio Arida, “a grande batalha é saber qual é o projeto do país”. 

O encontro virtual contou com a participação dos vice-presidentes de Desenvolvimento Estratégico da ACRJ, José Antonio do Nascimento Brito, e de Financeiro, Armando Mariante, do embaixador Marcílio Marques Moreira, presidente do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da Associação, e do engenheiro Márcio Fortes. A palestra completa pode ser acessada no Youtube.