Menu fechado

Notícias

Covid-19, PPPs e tecnologia 5G foram alguns temas abordados no webinar do ministro Braga Netto

O ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, participou do webinar da ACRJ, nessa terça (16/6), que teve a participação da presidente Angela Costa e do vice-presidente de Desenvolvimento Estratégico da Associação Comercial, José Antonio do Nascimento Brito. Ao longo da palestra, o ministro comentou uma série de assuntos, entre eles, a entrada da tecnologia 5G no Brasil, a crise da Covid-19 e financiamento das PPPs, entre outros assuntos.

Ao ser perguntado se a decisão sobre o 5G, nova tecnologia de comunicação que está chegando ao Brasil, será meramente técnica ou se levará em conta aspectos políticos, Braga Netto adiantou que já houve reunião sobre o assunto. “Já tivemos a primeira reunião sobre 5G, com a participação de diversos ministérios, e posso garantir que a discussão não será somente técnica. Entra o lado político, avaliação pós-pandemia. Isso não é um posicionamento nosso. É um posicionamento do mundo inteiro, que está repensando essas parcerias e tudo mais. Não posso aprofundar muito nesse assunto. Já temos, inclusive, diretrizes do próprio presidente no tocante a esse assunto, mas a discussão não é exclusivamente técnica”, afirmou o ministro-chefe da Casa Civil.

Durante a palestra, a equipe do ministério informou que o governo está apoiando o projeto para viabilizar os financiamentos das PPPs, via debêntures, e que deve ser apreciado pelo Congresso em julho, mesmo com votação eletrônica durante a pandemia. De acordo com a equipe, outras pautas devem começar a ser votadas pelo Congresso que, nesse período, só estava focado em projetos relacionados à Covid-19.

Braga Netto fez uma apresentação e comentou a situação do Brasil com a Covid-19, como o governo está enfrentando a crise e os desafios do país na pós-pandemia. Ele reafirmou que não faltarão recursos para salvar vidas, empregos e empresas e, por isso, o ministério atua com base em oito eixos prioritários: saúde; economia emprego e renda; assistência social; infraestrutura e logística; defesa e segurança pública; comunicação; relações exteriores; e governança.

De acordo com o ministro, houve a destinação de quase um trilhão de reais para o enfrentamento do coronavírus e que mais de 10 milhões de empregos foram preservados, entre outras importantes ações. O ministro lembrou ainda que o Governo Federal investiu R$ 76,6 bilhões no pagamento do auxílio emergencial.

Para o Rio de Janeiro, conforme Braga Netto, o Governo Federal entregou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como mais de dois milhões de máscaras cirúrgica e mais de um milhão de sapatilhas e toucas, cerca de 390 mil testes RT-PCR e em torno de 620 testes rápidos, além de 737 respiradores. Além dos EPIs e testes, também distribuiram medicamentos e liberaram leitos para atendimento aos pacientes. O ministro-chefe da Casa Civil destacou que houve repasse de recursos de R$ 1,821 bilhão, incluindo o estado e os municípios do Rio.

Braga Netto informou que, de fevereiro até abril de 2020, o percentual de desempregados no Brasil chegou a 12,6% enquanto de novembro de 2019 a janeiro de 2020 foi de 11,2%. “Observamos que quando cai o emprego formal, o emprego informal sobe. E o que tem sido visto aqui é que os dois estão caindo. Tem que ter responsabilidade, mas tem que voltar a fazer a economia funcionar sob a possibilidade de nós entrarmos num caos social”, ressaltou.

Outro dado fornecido pela equipe do ministério é sobre a projeção do PIB para o fim de 2020. Segundo projeção do FMI, a expectativa para o Brasil é do PIB ficar em -5,3%.

O ministro-chefe apresentou ainda o programa Pró-Brasil e destacou que o governo está focado na sustentabilidade da recuperação socioeconômica.  Como exemplos, ele citou o aumento dos investimentos em setores estratégicos prioritários em parceria com o setor privado e recuperação e confiança do mercado e aperfeiçoamento do ambiente de negócios em linha com as melhores práticas internacionais.

A presidente Angela Costa encerrou a webinar, agradecendo ao ministro e sua equipe, e destacando que a palestra foi esclarecedora. “Essa palestra apresentou dados importantíssimos, de forma clara e transparente. Saímos mais engrandecidos e sabendo que o Brasil dará certo, com todas as dificuldades que ainda vamos enfrentar. Sabemos que temos que nos cuidar, mas vendo o que está ocorrendo no mundo, estamos no caminho certo”, finalizou.

Veja a reunião completa no Youtube