Menu fechado

Notícias

Cônsul-Geral da Espanha no Rio de Janeiro ressalta potencial da relação entre os países em palestra na ACRJ

O Cônsul-Geral da Espanha, Luis Prados Covarrubias, realizou palestra, a convite do Conselho Empresarial de Política e Comércio Exterior da ACRJ e ressaltou o histórico das relações bilaterais, com destaque para os intercâmbios econômicos, sociais e culturais, entre os países. “Não houve jamais obstáculos de gravidade nas relações entre os dois países”, e o grande número de imigrantes espanhóis no Brasil, “mais de 15 milhões de pessoas, tem ascendência próxima na Espanha”, afirmou. Segundo ele, as similaridades culturais são um fator chave para o bom entendimento em todos os âmbitos, inclusive o econômico.

Mencionou que os 42 bilhões de euros (em torno de 189 bilhões de reais) investidos por empresas espanholas no país, colocam a Espanha como terceiro investidor estrangeiro e refletem a importância das empresas espanholas para o Brasil, e vice-versa. Os investimentos espanhois destacam-se em setores como o energético, financeiro, de infraestruturas, seguros, etc. “São dados que testemunham a importância dessa relação”, disse, lembrando a profunda participação de companhias do setor energético no Brasil.

O palestrante destacou que nos aspetos comerciais há potencial para o crescimento dos intercâmbios entre as duas nações e que o acordo Mercosul-União Europeia sem dúvida alguma contribuirá para esse desenvolvimento.

Levando em consideração as reformas econômicas que o Brasil está iniciando e outras circunstâncias do atual contexto, o cônsul-geral demonstrou otimismo para os próximos anos. “As perspectivas são boas para os negócios.”