Menu fechado

Notícias

Presidentes dos Conselhos Empresariais de Turismo e Competitividade assumem seus cargos na ACRJ

Dois presidentes de Conselhos Empresariais assumiram esta semana seus cargos na ACRJ.  No dia 10 de dezembro, Alfredo Lopes se reuniu com a presidente Angela Costa e o vice-presidente de Conselhos Empresariais, Domingos Vargas, como presidente do Conselho Empresarial de Turismo. Delcio Sandi assumiu a presidência do Conselho Empresarial de Competitividade, na primeira reunião realizada no dia 12 de dezembro.

O CE de Turismo terá sua próxima reunião em 2020. “O turismo impacta diversos segmentos econômicos. A Associação Comercial, através de seus Conselhos Empresariais, é um excelente espaço para promover essa integração e uma grande oportunidade de termos outros segmentos econômicos lutando pelo turismo. É um lugar para somar esforços em prol do desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro”, acrescentou Alfredo Lopes. 

Vale lembrar que o Conselho de Turismo busca colaborar com a formulação e implantação de políticas de desenvolvimento do turismo, convergindo as opiniões e necessidades dos empresários dos vários setores e apontando para a definição de propostas que fomentem o progresso do estado.

O CE de Competitividade tem como missão debater iniciativas que contribuam para o avanço da economia brasileira e melhora do ambiente de negócios por meio de propostas de simplificação e desregulamentação do Estado, bem como o aprimoramento da segurança pública e jurídica no Rio de Janeiro e no país.

“O Brasil tem ocupado posições de pouco destaque em relação à competitividade e ao ambiente de negócios mesmo quando comparado aos nossos países vizinhos — o que com o Rio de Janeiro não tem sido diferente. Para melhorar nossas posições nesses rankings, entendo que há a necessidade da adoção de medidas que fomentem o mercado legal, pois não há como ser competitivo com aqueles que não operam na legalidade; diminuam a burocracia estatal; aumentem a nossa produtividade; e, dentre outras coisas, estabeleçam regras claras e estáveis para quem quer empreender e abrir nosso mercado para o comércio global”, afirmou Sandi.

Segundo ele, é preciso lembrar que o mundo está mudando rápido e vários países têm melhorado seus índices de competitividade e os seus ambientes de negócios de forma mais rápida que o nosso País. “Queremos aproveitar o momento de transformação pelo qual o País está passando para dar a nossa contribuição na construção de um ambiente que atraia investimentos, aumente o empreendedorismo e que gere os tão desejados empregos que precisamos”, declarou.

Conheça os presidentes

Alfredo Lopes de Souza Júnior tem carreira dedicada aos setores de Turismo, Hotelaria e Mercado Imobiliário. Preside a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro (ABIH-RJ), o Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (SindHotéis-RJ) e a Associação Comercial do Recreio. É também presidente do Conselho Curador do Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) e diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi). Possui formação em Administração de Empresas e Engenharia Civil pela Universidade Gama Filho e pós-graduação em Engenharia Sanitária e de Segurança do Trabalho e é diretor da Protel Administração Hoteleira, empresa integrante do Grupo Santa Isabel desde 1982.

Há mais de 15 anos na Souza Cruz, Delcio Sandi exerceu diferentes cargos na empresa incluindo duas passagens fora do Brasil trabalhando com regulamentações do setor de tabaco. Tem atuado como diretor de Relações Governamentais há mais de 5 anos, com passagem por Brasília e, há mais de um ano, assumiu também a Diretoria de Relações Institucionais, gerenciando o relacionamento da empresa com os entes privados. É diretor da ABRIG pelo segundo mandato consecutivo, diretor da AMCHAM – Rio de Janeiro, presidente do SINDIFUMO/RJ, diretor do SINDIFUMO/SP, e também conselheiro do ETCO, onde tem atuado para melhoria do ambiente concorrencial no País, especialmente na promoção de medidas que auxiliem na redução do mercado ilegal, como devedores contumazes e o contrabando.