Menu fechado

Notícias

Agenda Digital 2030 propõe caminhos para a retomada do desenvolvimento do Rio

arquivos/galeria/materia_dsc_4708.jpg

Agenda Digital 2030 propõe caminhos para a retomada do desenvolvimento do Rio

16 de outubro de 2019 | Notícias

A Agenda Digital 2030 do Rio de Janeiro, projeto desenvolvido pela PUC-Rio com recursos da Faperj e apoio do Proderj, foi tema da palestra no Conselho Empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da ACRJ, nesta terça-feira, 15 de outubro. A Agenda, que está na primeira fase de visão estratégica, tem como objetivo propor iniciativas, aproveitando as oportunidades da transformação digital, definindo um plano estratégico de tecnologia de informação e comunicação (TIC) para o estado do Rio na próxima década, com foco nas principais funções de governo e no desenvolvimento socioeconômico.

O palestrante Paulo Cesar Coelho, responsável pela apresentação ao Conselho, afirmou que o relatório técnico da Agenda Digital e seus anexos estão em processo de análise pela própria Faperj e pelos órgãos governamentais. Segundo ele, esses documentos buscam congregar iniciativas inovadoras em prol do desenvolvimento do Rio. “No relatório, os pesquisadores analisaram como cada uma das novas tecnologias disruptivas pode contribuir para o desenvolvimento do estado”, afirmou. Para ele, o investimento em políticas que implementem soluções tecnológicas aos problemas enfrentados pelo Rio de Janeiro é fundamental para a mudança do cenário econômico do estado. Ele citou como exemplo os dados de um relatório do IPEA de 2017. “Cada 1% de aumento de acesso à internet há crescimento de até 0,19% do PIB”, explicou.

Paulo Cesar Coelho ressaltou a potencialidade do Rio de Janeiro no setor tecnológico. “Concentramos a maior quantidade de doutores e pesquisadores do Brasil por km2, quando se analisa a cidade do Rio e o entorno, como Niterói. Em outros lugares isso está diluído. E não aproveitamos. Esse capital humano, considerando a nova Economia do Conhecimento, pode ter um potencial mais rico e importante para o futuro do nosso estado do que até mesmo petróleo e gás. A transformação digital vem como uma onda exponencial. Se não aproveitarmos esse momento, vamos perder essa grande oportunidade”, concluiu.