Menu fechado

Notícias

Violência, situação econômica e falta de esperança são as principais ameaças para o ensino superior do Rio, revela presidente do IPAE

O baixo número de concluintes do ensino médio é a grande ameaça para a educação superior no estado do Rio de Janeiro. A avaliação é do professor e presidente do Instituto de Pesquisas e Administração de Educação (IPAE), João Roberto Moreira Alves, que fez uma palestra para o Conselho Empresarial de Educação da ACRJ.

Durante a palestra “A Educação Superior no Estado do Rio de Janeiro”, o presidente do IPAE revelou que o número de alunos que concluem o ensino médio não é maior devido à violência, situação econômica das famílias e falta de esperança em relação ao mercado de trabalho. “Se vendia muito a esperança da empregabilidade. Hoje, a realidade no Rio e também no mundo é que não há perspectiva de emprego para os que estão se formando. Falta esperança na empregabilidade. Precisamos formar os estudantes com um perfil mais empreendedor do que ser empregado”, ressaltou. 

Segundo o presidente do IPAE, há, por outro lado, um cenário mais otimista, com algumas oportunidades. Entre elas, as prefeituras estão precisando cada vez mais de profissionais qualificados, existe um crescimento do mercado corporativo e iniciativas por meio da telefonia celular e TV Digital. 

Ao longo da apresentação, o professor João Roberto Moreira Alves informou que cerca de 56 milhões alunos estão matriculados na educação básica no Brasil, no Rio, são quatro milhões de estudantes. “Os números de matrículas referentes aos ensino médio chegam a quase nove milhões no Brasil e aproximadamente 732 mil no Rio de Janeiro”, informou.