Menu fechado

Notícias

Conselho Empresarial de Governança e Compliance debate tecnologias e programas do setor

O Conselho Empresarial de Governança e Compliance se reuniu na sexta-feira, 6 de setembro, e recebeu a co-fundadora da Comply Asset, Nicole Dyskant, que apresentou cases do uso de tecnologia nos departamentos jurídicos e de compliance em empresas. Um dos exemplos mais interessantes foi a ferramenta “Victor”, uma inteligência artificial (IA) utilizada no Supremo Tribunal Federal. Segundo Nicole, a IA interpreta recursos, separa por temas e destaca as peças principais para agilizar os processos na Corte, desafogando os gabinetes dos ministros. “Em alguns casos, o sistema já faz em 5 segundos o serviço que funcionários levavam mais de 30 minutos”, explicou.

Nicole Dyskant apresentou três tópicos necessários para que as empresas se adaptem a essa realidade de tecnologias regulatórias: as empresas devem mapear ao menos três processos de maior risco ou custo que podem ser minimizados com o uso de um bom sistema; devem buscar conhecer soluções tecnológicas propostas para o mercado respectivas àquela área, priorizando tecnologias brasileiras; e precisam “embarcar” nestas plataformas tecnológicas, transformando suas rotinas de Legal & Compliance.

Outro convidado da reunião, o diretor Jurídico e de Compliance da Brookfield, Paulo Cesar Garcia, apresentou aos membros do Conselho a empresa e sua estrutura de compliance. A Brookfield possui 120 anos de experiência investindo e operando ativos no país, e realiza reuniões trimestrais de compliance desde 2014, nas quais a empresa busca estabelecer canais de comunicação, trocar informações sobre atividades de compliance, compartilhar boas práticas e apresentar os resultados do Programa Antissuborno e Anticorrupção interno.

Esta reunião foi excepcionalmente coordenada por Luciano Campos do Amaral e Vasconcellos, gerente de Compliance da AgeRio, representando o presidente do CE, Humberto Mota Filho, que foi palestrante convidado no mesmo dia e horário do IV Congresso Integra e II Compliance Across Américas, em São Paulo, o maior evento de Compliance da América Latina.