Menu fechado

Notícias

Em palestra na ACRJ, Hamilton Mourão fala sobre Brexit e Argentina

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, foi homenageado, nesta sexta-feira (30/8), pela Associação Comercial do Rio de Janeiro com a Medalha Bicentenário Visconde de Mauá. A entrega da medalha foi feita pela presidente da ACRJ, Angela Costa, durante o Almoço do Empresário, que reuniu quase 300 pessoas, entre associados, autoridades e empresários.

Angela Costa abriu a cerimônia destacando a trajetória de Hamilton Mourão na vice-presidência da República. “Com carreira exemplar no Exército, nos últimos oito meses tem chamado a atenção de todo o País pelo equilíbrio e maturidade à frente do segundo posto mais importante do Executivo. Seja no exercício interino da Presidência, seja nas agendas oficiais que cumpre no Brasil e no exterior, aborda com sabedoria e sensatez os temas mais diversos, dando prova de seu pragmatismo e sensibilidade”. Segundo ela, “o vice-presidente da República também é um defensor da livre iniciativa e de todos os projetos e investimentos que contribuem para o desenvolvimento de nosso País”. 

O vice-presidente lembrou ainda do papel da mulher, que a cada dia cresce e vem se destacando, como é o exemplo de Angela Costa, primeira mulher a assumir a bicentenária Associação Comercial do Rio de Janeiro. 

Durante a palestra, Hamilton Mourão anunciou que irá para Londres com o objetivo de intermediar entendimentos comerciais entre o Brasil e o Reino Unido. De acordo com o vice-presidente, a saída do Reino Unido do bloco da União Europeia, o Brexit, pode proporcionar excelentes oportunidades para o comércio exterior brasileiro. “Todos aqueles que estão afinados e com essa visão de mundo têm que começar a pensar como lidar com esse novo governo. Já fui encarregado pelo presidente Bolsonaro. No dia 7 de setembro estou indo a Londres para já estabelecer os primeiros contatos com o novo governo inglês e iniciarmos esse trabalho de aproximação extremamente importante”.

Outro ponto abordado pelo vice-presidente, em sua apresentação, foi sobre a Argentina. Para ele, é preciso manter as relações comerciais com o país, independentemente de quem ganhe as eleições, que ocorrerá em outubro próximo, ressaltando que a Argentina é o terceiro parceiro comercial do Brasil. “Grande parte dos nossos produtos manufaturados são vendidos para a Argentina, então, temos que manter essa ligação, não só por isso, mas também pelas ligações históricas que temos”, reforçou.

O vice-presidente da República foi recepcionado ainda, durante o Almoço do Empresário, pelo vice-governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e pelo Grande Benemérito e presidente do Conselho Superior da ACRJ, Humberto Mota.