Menu fechado

Notícias

Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ aprova realização de Seminário sobre reforma Tributária

Os membros do Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da Associação Comercial do Rio de Janeiro se reuniram nesta quinta, 15 de agosto, e aprovaram a realização de um Seminário sobre a Reforma Tributária. A conferência sobre o tema ainda será formatada para que atenda a todos os segmentos do empresariado e da sociedade. “É importante o debate sobre a Reforma Tributária. É crucial e o assunto não está sendo suficientemente comentado”, explicou o Presidente do Conselho e Grande Benemérito da ACRJ, Embaixador Marcílio Marques Moreira.

Os 17 Conselheiros presentes ao encontro trataram de diversos temas, que envolvem a política econômica brasileira e internacional, entre eles o último documento sobre o alto volume de Investimento Estrangeiro Direto recebido pelo Brasil em 2018 e nos primeiros meses de 2019 e o crescimento de investimentos em máquinas e equipamentos registrado pelo IPEA. De acordo com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o aumento do IED foi de 13,2% em 2018, se comparado com 2017, enquanto todo o mundo registrou uma queda de 13%. No Brasil, os investimentos foram de US$ 88,3 bilhões de dólares, em 2018 equivalente a 48% do total regional. 

Os Conselheiros também comentaram a aprovação da Medida Provisória da Liberdade Econômica, o cenário no Oriente Médio, Brexit, Reforma da Previdência, desempenho da Petrobras, conjuntura da economia brasileira, a crise na Europa e a guerra comercial entre Estados Unidos e China. “Os mercados indicam para uma recessão mundial daqui a uns dois anos. Temos que estar preparados para enfrentá-la, embora seja difícil avaliar sua gravidade e o seu impacto sobre o Brasil”, analisou o Embaixador Marcílio Marques Moreira. Foi lembrado ainda que um dos indicadores que apontam para a probabilidade de recessão mundial é a queda de 0,1% do PIB da Alemanh, no 2º trimestre, a guerra comercial entre EUA e China e também o Brexit, além da radical inversão da curva dos juros (yield) nos Treasuries de 2 a 10 anos, respectivamente. 

O Conselheiro Fernando Cariola Travassos, que vai atuar na Universidade de Columbia, por um ano, nos EUA, propôs ser um elo entre o CE Empresarial de Políticas Econômicas e pesquisadores que realizam atividades na instituição americana, de forma a internacionalizar o Conselho da ACRJ, enviando-nos trabalhos sobre a atualidade da conjuntura econômica e política, assim como convidando especialistas de escol que possam discutir temas importantes para o Brasil e o mundo, com o endosso do Conselho a da ACRJ.