Menu fechado

Notícias

“Para virar o jogo é muito importante investir em prevenção, tecnologia e inovação”, disse o Procurador Eduardo Gussem, durante Almoço do Empresário

A Presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), Angela Costa, recebeu, nesta sexta-feira, (2/8), o Procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio, Eduardo Gussem, que participou do evento Almoço do Empresário​ e fez uma palestra sobre o Ministério Público Digital e a Nova Governança​. O evento contou ​ com a presença do Vice-​presidente Jurídico da ACRJ, Daniel Homem de Carvalho, e do Vice-​governador, Cláudio Castro, entre outras autoridades e empresários.

Ao abrir o evento, a Presidente Angela Costa ressaltou a relevância do trabalho do Procurador, que “chefia uma instituição importantíssima para a estabilidade dos poderes, para o funcionamento das entidades, da sociedade, das empresas e dos cidadãos. Isso requer extrema habilidade, competência e responsabilidade”, disse, ressaltando que “o Brasil e o Rio de Janeiro precisam voltar a crescer​ e, as empresas precisam voltar a produzir”.

Durante a palestra, o Procurador lembrou que o Rio de Janeiro nasceu rico, lindo e maravilhoso e sempre foi referência mundial em arte, cultura, paisagem natural e turismo, entre outros aspectos, e que ainda é o segundo maior PIB do Brasil​. Mas  em função da crise atual, ​segundo ele, ​o estado se encontra com o pior ambiente de negócios​ e​ de trabalho. “Para virar o jogo​, os investimentos são muito importante​s​, inclusive, na nova governança digital”, afirmou.

De acordo com o Procurador, a Constituição de 88 entregou ao MP a função de liderança. “Fomos chamados a cumprir essa missão e é preciso ter coragem para criar, inovar, transformar. Nossa função como agente de transformação social é decisiva”. ressaltou o Procurador​.​

“O MPRJ adotou a plataforma de governos abertos, que foi resgatada pelo presidente Barack Obama​,​ e contempla transparência, integridade, participação social, tecnologia e inovação”, ​explicou Eduardo Gussem, ressaltando que o Brasil foi um dos primeiros oito signatários desse modelo. Com isso, ​disse, ​o MPRJ busca renovar e repensar a forma de trabalho.  

O Procurador Eduardo Gussem ​acrescentou que o MPRJ está investindo forte em um novo plano geral de atuação, ​incluindo a linha digital, com ferramentas modernas como o Big Data, inteligência artificial, mineração de dados, estatísticas e georreferenciamento. A partir daí, os dados são melhores trabalhados e não desperdiçados. “O objetivo é dar respostas rápidas para toda a sociedade. O cidadão merece esse respeito e entender o que acontece em cada uma suas localidades. Estamos abertos a trocas, ao compartilhamento do conhecimento com instituições e com o cidadão”, ​finalizou.