A Associação Comercial do Rio de Janeiro recebeu, nesta sexta-feira, 26 de julho, o Ministro da Economia, Paulo Guedes. Para uma plateia que lotou o salão de eventos da Casa de Mauá, Guedes falou das perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos. Apesar de não acreditar em uma “recuperação rápida”, ele tem a percepção de que “vai dar tudo certo”. “Acredito no progresso da sociedade ocidental, na democracia e nos mercados”, afirmou.
Ao falar da Petrobras, parte importante de seu discurso, Guedes disse que deve haver um foco especial na extração de petróleo, sob o risco da commodity perder valor no futuro. “O petróleo está no fundo do mar, pode ser que daqui a 20 ou 30 anos o carro seja elétrico e o petróleo fique sem valor. Então, estamos trabalhando a mil por hora para focar a Petrobras na extração do petróleo”, afirmou.
O Ministro enumerou três dos principais problemas que, na visão dele, o país enfrenta atualmente: os privilégios da Previdência, os juros da dívida e o gasto com a máquina pública. Além disso, ele considerou a ascensão de países do leste asiático como referência para o Brasil, enquanto as economias ocidentais, baseadas no conceito de “bem-estar social”, sofrem dificuldades. “Esses países apresentam para o Brasil o caminho certo a ser seguido.”
Medalha Bicentenário Visconde de Mauá
A Presidente da ACRJ, Angela Costa, o homenageou com a entrega da Medalha Bicentenário Visconde de Mauá, em agradecimento pela visita do Ministro. “Nós empresários estamos muito esperançosos com a sua condução da política econômica. Precisamos reagir e retomar a confiança neste país que amamos e acreditamos”, disse a Presidente.
Veja aqui a repercussão do evento na mídia: