Notícias

Termina dia 31/1 o prazo para pagar as dívidas e entrar no Simples

Selective focus hand asian business man is calculating finance and accounting with growth up paper chart on wood table in home office.Pen calculator graph document on desk.economy,saving,financial.

Desde 1º de janeiro mais de 500 mil empresas foram excluídas do Simples Nacional porque tinham débitos.

A micro e pequena empresa excluída pode optar novamente no Portal do Simples Nacional até 31 de janeiro de 2019, desde que regularize todos os seus débitos antes, com o pagamento à vista ou parceladamente.

Veja maiores informações em  Serviços do Portal do Simples Nacional.

Os débitos e pendências do Simples devem ser consultados perante as fazendas e respectivas procuradorias, federal, estaduais e municipais.

Para saber se há débitos na fazenda do Estado do Rio de Janeiro acesse o Portal aqui.

Mas, o fisco alerta que a consulta ao Fisco Fácil é insuficiente para verificar pendências para ingresso no Simples Nacional, pois esse sistema não verifica débitos relacionados com outras secretarias de Estado ou inscritos em Dívida Ativa e que a Certidão Negativa de Débitos emitida pela SEFAZ/RJ também não é suficiente para comprovar a inexistência de pendências, pois, da mesma forma, não abrange débitos com outras secretarias de Estado nem os inscritos em dívida ativa.

A consulta estadual ficará disponível até 31/01/2019, data até a qual podem ser identificados e regularizados débitos que impeçam o ingresso no regime.

A ME ou EPP já optante pelo Simples Nacional e sem débitos não precisa fazer nova opção a cada ano. Uma vez optante, a empresa somente sairá do regime quando excluída, seja por comunicação do optante ou de ofício.

A opção em 31 de janeiro, se aceita, retroage a 1º de janeiro.

Cheryl Berno