Menu fechado

Notícias

Nota de Falecimento: Tenente-Brigadeiro do Ar Mauro José Miranda Gandra

É com grande tristeza que a ACRJ comunica o falecimento do Benemérito Tenente-Brigadeiro do Ar Mauro José Miranda Gandra, ocorrido em sua residência no Rio de Janeiro (RJ), nesta segunda-feira, 24 de dezembro, às 20h10.

Nascido na cidade do Rio de Janeiro, em 16 de abril de 1933, o Tenente-Brigadeiro do Ar foi Ministro da Aeronáutica no período de 01 de janeiro a 20 de novembro de 1995, durante o governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi também Conselheiro Superior do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). Publicou, em coautoria: “Transformando crise em oportunidade: diagnóstico e bases para um plano de desenvolvimento da aviação brasileira (com segurança)” e “Logística e transporte no processo de globalização”.

Nos quase 50 anos dedicados à Aeronáutica, galgou todas as patentes, de aspirante até tenente-brigadeiro, contabilizou 6.700 horas de vôo em diferentes equipamentos incluindo o avião presidencial One-Eleven, no qual viajaram 11 chefes de Estado e assumiu o cargo de ministro, no primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. Mais recentemente, como Diretor do Instituto do Ar da Universidade Estácio de Sá, Mauro Gandra se dedicava à formação de profissionais da aviação. Casado, dois filhos e sete netos, tinha orgulho de ter aberto as portas da Aeronáutica para as mulheres brasileiras.

O velório será realizado a partir das 9h desta quarta-feira, dia 26 de dezembro, no Hangar do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, no antigo Terceiro Comando Aéreo Regional, que fica localizado à Praça Marechal Âncora, 77, Castelo, no Rio de Janeiro. Às 13h ocorrerá a missa de corpo presente e às 14h serão prestadas as honras fúnebres. Logo após, o corpo será levado ao cemitério da Penitência, onde será cremado em cerimônia reservada aos familiares.