Notícias

Em evento na ACRJ presidente do BNDES reforça que instituição é o banco mais transparente do mundo

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Dyogo de Oliveira, afirmou nesta quinta-feira em evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) que a instituição continuará sendo a principal responsável pelos financiamentos de longo prazo no Brasil nos próximos anos, mesmo com a mudança de cenário, de juros mais baixos. Oliveira ainda reforçou que tudo o que foi financiado pelo BNDES gerou emprego, renda e atividade econômica “Nenhum país deixa de apoiar suas exportações”, apontou. 

Uma das afirmações de Oliveira é de que a instituição é, hoje, o banco mais transparente do mundo e que a questão da governança é muito importante. “Nenhum banco publica 100% de suas operações no site. Não há nenhum empregado do BNDES sequer delatado”, completou.

De acordo com o economista, a ociosidade atual da economia permite que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 3,5% ao ano, até 2023, mas o grande desafio é ampliar a produtividade. “O que precisamos, portanto, é aumentar fortemente o investimento em infraestrutura. O papel do BNDES (na infraestrutura) não é só o de financiar, mas o de estruturar grandes projetos para o País”, afirmou.

Dyogo Oliveira ainda informou que a transição para a gestão do novo presidente da instituição Joaquim Levy, confirmado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, segue  tranquila. “Estamos passando as informações e devemos começar em breve os encontros mais amiúde”, finalizou.

Assista a palestra na íntegra aqui.