Menu fechado

Notícias

Conselho Empresarial de Medicina se reúne na Santa Casa da Misericórdia do Rio

O Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) se reuniu no último dia 4 de junho, excepcionalmente, no prédio histórico da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. O evento, que teve como anfitrião o provedor da Santa Casa e Grande Benemérito da ACRJ, Dr. Francisco Horta, colocou em debate as principais bandeiras do conselho: a redução da alíquota do ISS incidindo em faturas de prestadores de serviço na da saúde, o piso salarial dos profissionais da área no estado do Rio de Janeiro e a vigilância sanitária. 

Estiveram na reunião, como convidados, Tarquinio Prisco Fernandes de Almeida, presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e o Paulo Pinheiro, membro da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem Estar Social da Câmara de Vereadores do Rio. 

Tarquinio falou sobre temas como conscientização correta da coleta, manejo e segregação dos resíduos dos serviços de saúde e a importância da conscientização do trato de resíduos infectantes. Já Pinheiro ressaltou o momento de crise que o Estado do Rio atravessa, o que acarretou em uma piora significativa no setor de saúde no ano de 2017. O parlamentar divulgou pontos do relatório de gestão que mostram que a Secretaria Municipal de Saúde alcançou apenas 44% de suas metas. De acordo com o vereador, os problemas vão além da falta de recursos: dados estatísticos comprovam a atual situação de instabilidade que a área vem passando no Estado do Rio, como o a lentidão no atendimento de consultas, exames laboratoriais, cirurgias de pequena e média complexidade, falta de medicamentos nos postos de saúde, hospitais, etc. Pinheiro finalizou explicando que a Câmara está trabalhando para reverter a crise de arrecadação, em reuniões com o novo secretário de Fazenda, Cesar Augusto Barbiero. 

Na reunião, a ACRJ sugeriu que seja elaborado junto à Câmara de Vereadores um Projeto de Lei que permita às pessoas jurídicas que assim desejarem destinar 20% da arrecadação do ISS em benefício da Santa Casa, assim como é feito em outras áreas como a da cultura, por exemplo.

Na foto, da esquerda para a direita: Luiz Werber-Bandeira, Gilberto Ururahy, Paulo Pinheiro, Luis Russo, Tarquinio Prisco Fernandes de Almeida..