Menu fechado

Notícias

ACRJ debate regras de compliance e governança

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) realizou, na manhã desta quinta-feira (7/6), o Seminário Governança Privada e Integridade Pública, encontro realizado pelo Conselho Empresarial de Governança e Compliance da ACRJ que contou com a participação de autoridades e especialistas da área para discutir importantes questões como governança, integridade e reputação, geração de valor agregado, relatórios corporativos e compliance. O evento ainda lançou os editais de Consulta Pública de Melhores Práticas de Compliance e do Prêmio de Melhor Software de Compliance. 

“Mais do que leis que regulem a nossa sociedade, precisamos de uma boa auditoria, de uma boa estrutura de supervisão, de governança corporativa nas empresas que queiram ser íntegras e de instrumentos de monitoramento”, avaliou a representante do Brasil na ONU para o Relato Integrado, Vânia Maria da Costa Borgerth. É preciso que a sociedade ajude os organismos de regulamentação a observar se aqueles critérios e princípios estão sendo seguidos, explicou a especialista. De acordo com Vânia, um dos instrumentos que mais vem ganhando força nesse sentido é o Relato Integrado, que é uma evolução do conceito da necessidade de relatórios corporativos. “A informação meramente financeira perdeu o lugar nos relatórios corporativos. É preciso que as informações conversem entre si, sejam conexas e concisas”, avaliou a palestrante. 

Já o coordenador de Serviços e Tecnologias Compartilhadas da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo, Eduardo Mota, explicou sobre iniciativas inovadoras e simples, como o programa “Nos Conformes”, que tem como proposta proporcionar ainda mais transparência aos critérios de conformidade tributária dos contribuintes paulistas. “Temos quatro ondas principais: organizar o tratamento aos contribuintes, simplificar a informação, ensinar e certificar o setor privado, e montar um sistema de compliance no Estado”, explicou Mota.

Participaram ainda o presidente do Instituto Compliance Rio, Leandro Coutinho; o sócio da KPMG Auditores Independentes, Bruno Massard; o diretor executivo da BRA Consultoria, Tiago Martins; o professor da Fundação Dom Cabral, Dalton Sardenberg; o Presidente do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da ACRJ, Humberto Mota Filho; e o coordenador Geral do Capítulo Rio do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, João Laudo de Camargo.

Textual Comunicação
Assessoria de Imprensa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ)
http://www.textual.com.br