Devido aos questionamentos referentes à intervenção militar no Rio de Janeiro, as principais lideranças do turismo receptivo, unidas, expressam o seguinte comunicado:
Na cidade do Rio de Janeiro, assim como em todos os munícipios do estado, as atividades turísticas e econômicas estão operando normalmente.
Acabamos de sediar o maior Carnaval de todos os tempos, com 1,5 milhões de turistas e mais de 6 milhões de foliões, garantindo 87% de ocupação da nossa hotelaria. No Réveillon tivemos um aumento de 11,4% de turistas em relação ao ano passado, totalizando 707 mil visitantes. Lotamos o Maracanã com a presença de Phil Collins e Foo Fighters. E, recentemente, 35 mil pessoas participaram do Festival do Japão, o mais emblemático evento sobre a cultura japonesa do país.
Estes são apenas alguns exemplos de que o Rio de Janeiro está pronto para receber visitantes e funcionando como nunca visto antes.
Como entidades representativas do setor turístico do Rio de Janeiro queremos reassegurar que continuaremos trabalhando, em uma conjunção integrada com os governos Federal, do Estado e do Município, para garantir a segurança de todos os turistas nacionais e internacionais que visitam o nosso estado, seja a lazer ou a negócios.
O Rio de Janeiro está reagindo e garantindo mais segurança do que qualquer outra cidade do Brasil. A presença das Forças Armadas só aumenta a segurança em nossa cidade e nós apoiamos que as mesmas ações se repitam por todo Brasil e para todos nós brasileiros.
Sonia Chami
Presidente do Rio Convention & Visitors Bureau
Alfredo Lopes
Presidente da Associação de Hotéis do Estado do Rio de Janeiro – ABIH-RJ
Teresa Cristina C.G. Fritsch
Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro – ABAV-RJ
Fátima Facuri
Presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Brasil
Adriana Homem de Carvalho
Associação Brasileira de Empresas de Eventos – ABEOC Rio de Janeiro
Salvador Saladino
Presidente da Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional – BITO