Menu fechado

Notícias

ACRJ promove palestra sobre a ‘Amazônia azul’

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) recebeu, na manhã desta segunda-feira, dia 29, o comandante do 1º Distrito Naval, vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros para palestra sobre a ‘Amazônia azul’, área marítima de cerca de 4,5 milhões de km² reconhecida por sua diversidade de recursos naturais e biodiversidade. O militar falou, por cerca de uma hora, sobre a importância do mar para o Brasil, sobre a convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), entre outros pontos.

“O mar para o Brasil possui uma importância histórica e é fator preponderante para o desenvolvimento do país, desde que haja estratégias marítimas sólidas, com respaldo político, econômico, social e de defesa. A história nos ensina que toda riqueza desperta cobiça, cabendo ao seu detentor o ônus da proteção”, explicou em sua fala, destacando diversos aspectos como tráfego marítimo, geração de energia, pesquisa científica, pesca, turismo, soberania, entre outros.

Portugal de Viveiros recebeu das mãos da presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Angela Costa, o diploma Visconde de Mauá e um exemplar do livro sobre os 208 anos de fundação da entidade.