Notícias

Empresa que realizará o Réveillon no Rio será definida nos próximos dias

A informação foi dada pelo presidente do Conselho Empresarial de Turismo da ACRJ, Alfredo Lopes, durante reunião virtual com a subsecretária de Promoção e Eventos da Prefeitura do Rio, Antonia Leite Barbosa, no dia 29/09.

“Quero adiantar que nos próximos dias teremos a definição da empresa que vai ganhar a execução do réveillon do Rio de Janeiro”, comentou o presidente, reforçando que, com o avanço da vacinação contra a Covid-19, a expectativa é que a cidade ultrapasse as restrições que foram feitas em função da pandemia.

Também presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município e conselheiro da Associação de Hotéis do Estado, Alfredo Lopes, confirmou que a hotelaria está otimista para esta virada do ano.

“Fomos a primeira capital a anunciar o planejamento do primeiro réveillon do pós-pandemia. A comemoração do réveillon nos hotéis está garantida, respeitando, é claro, todos os protocolos e limitações exigidas pela situação sanitária. A Barra da Tijuca, como sempre, está com procura aquecida, já que há anos vem se posicionando como um destino atrativo para a passagem do ano em família. Teremos as tradicionais ceias e alguns hotéis já se preparam para realizar aquela bonita queima de fogos nas coberturas”. 

O porta-voz da hotelaria lembrou, ainda, que os eventos corporativos são muito importantes para os hotéis, já que são responsáveis pela ocupação linear e não dependem da sazonalidade do lazer. “Este segmento é muito positivo para a cidade porque os visitantes consomem serviços e produtos”, ressaltou.

“O mercado de eventos tem uma agilidade de colocar projetos de pé que nenhum outro tem. Estamos trabalhando para o réveillon acontecer e para o Carnaval também. São projetos que requerem uma preparação com muita antecedência”, garantiu Antonia Leite Barbosa.

A subsecretária acredita que os eventos testes sejam transitórios. “Eventos com testagem foi a forma mais segura que a gente encontrou. Estamos controlando a autorização, que foram seis por enquanto. E se der certo, vamos ver se autorizamos mais um lote”, revelou a subsecretária torcendo para que “daqui um mês ou um mês e meio” possa flexibilizar ainda mais. Ela reforçou que tudo o que a Prefeitura faz é de acordo com a área da saúde.

Ela comentou sobre o decreto, que dá mais agilidade e transparência à emissão de alvarás para eventos, publicado agora em setembro pela Prefeitura. Pelo decreto, que tem por objetivo também atrair mais investimentos e gerar desenvolvimento econômico para a cidade, o promotor vai efetuar o pedido no Portal Carioca Digital, solicitando o alvará a partir de novas regras, definição de prazos administrativos mais rápidos e regulamentação de contrapartidas, entre outros.

Para Antonia Leite Barbosa, o decreto é uma vitória para todos e lembrou que a Prefeitura do Rio nunca foi responsável pelo licenciamento do Corpo de Bombeiros. O alvará do município funcionará condicionado à aprovação da corporação, porém, sem ficar pendente do sistema, o que facilitará o promotor seguir com as etapas do licenciamento sem as dificuldades anteriores.

Outro tema discutido na reunião foi sobre a pirataria envolvendo os produtos comercializados em grandes eventos, como o Rock In Rio. O promotor de Justiça, Marcio Almeida, que atua na Barra há 13 anos, informou que desde 2011 desenvolveu um trabalho junto ao UFC e ao Rock In Rio para tratar do combate à pirataria, com atuação preventiva e repressiva em relação à venda de produtos pirateados. O promotor observou que nos últimos anos a venda de produtos oficiais com a marca do Rock In Rio teve um aumento. “Abrir o nosso olhar para ver como a gente pode contribuir para a sociedade e para esse segmento tão importante, tão relevante para a nossa cidade, que é o segmento dos eventos, do turismo e da própria hotelaria”, afirmou.