Situado na Baixada de Jacarepaguá, o Parque Natural Municipal Chico Mendes é um dos espaços mais ricos do Rio de Janeiro em termos de fauna e flora e que tem o privilégio de fazer parte da Mata Atlântica.
Criado em 1989, um ano após a morte do líder seringueiro do Acre, Chico Mendes, que lutou pela preservação da Floresta Amazônica, o Parque abriga uma série de atrações. No local, o visitante encontra recintos de exposição, visitas guiadas e um ambiente para pesquisas da fauna, flora e meio ambiente, entre outros.
O seu surgimento teve o objetivo de proteger várias espécies animais, como o jacaré-de-papo-amarelo, que mede entre 1,5 e 2,5 metros, vive cerca de 50 anos e tem sua sobrevivência ameaçada por causa da constante deterioração de seus habitats. Existem cerca de 120 tipos de aves catalogados e mais de cem exemplares de borboletas. Sem contar as pitangueiras, aroeiras e a figueira-vermelha, um atrativo a parte.
O Parque Chico Mendes tem 40 hectares e cerca de cinco quilômetros de trilhas, planas e bem sinalizadas. Vale a pena conferir no Almanaque Carioquice https://carioquice.insightnet.com.br/pdf/ALMANAQUE-CARIOQUICE-2020.pdf
Foto: Divulgação/ICCA