O Conselho Empresarial de Políticas Econômicas da ACRJ se reuniu virtualmente, dia 19/08, e fez uma análise da situação econômica mundial, incluindo os últimos acontecimentos envolvendo a retirada dos Estados Unidos do Afeganistão. Para os conselheiros, a mudança brusca do cenário tende a desacelerar a economia.
“O período de boas notícias para a economia global e também para a brasileira passou. As revisões que estavam tendendo para um crescimento do PIB, por exemplo, vão fazer o caminho inverso. No Brasil, a expectativa é de inflação acima do previsto. Vai ser economia para baixo e juros para cima”, avaliou o vice-presidente do Conselho, Alberto Furuguem.
Segundo eles, a expectativa era otimista, com a previsão do PIB americano indicava um crescimento de até 7% e a economia chinesa mais de 6%. Com os últimos episódios, há turbulência e pessimismo no cenário econômico global. Durante a reunião, comentaram sobre o ocorrido no Afeganistão e esperam que o Talibã atue com mais moderação.
Outro tema avaliado pelos conselheiros foi sobre a variante Delta. Eles lembraram que as interações comerciais, principalmente com os países menos desenvolvidos, podem ficar prejudicadas se não houver controle da pandemia.